Ligue 51 3134.3111
Instalação adequada da rede de gases medicinais
Compartilhe:
A instalação adequada da rede de gases em hospitais é imprescindível para garantir a segurança e eficácia dos equipamentos hospitalares. Para garantir um desempenho satisfatório, que garanta a vida e bem-estar de funcionários e pacientes, as redes de gases hospitalares devem estar adequadas com seus parâmetros de distribuição, manuseio, abastecimento e manutenção. O abastecimento de gases em hospitais é feito através de cilindros e/ou tanques criogênicos e os gases são distribuídos através da rede de tubulações e equipamentos para todos setores necessários. A verificação de fluxo, pressão, vazão e temperatura é necessária para garantir o bom funcionamento do processo. 

A UltraAir Gases realiza a projeção e manutenção de rede de gases de acordo com as normas técnicas de forma a oferecer o suprimento ininterrupto dos gases utilizados. O suprimento de gases é feito em alta pressão, ajustados por
reguladores de pressão, mantendo uma pressão manométrica constante a jusante de 400 kPa ou 700 kPa. Todo o sistema de rede de gases hospitalares deve ser duplo, de forma que qualquer falha de um componente não afete o funcionamento e provimento dos gases. 

Os coletores automáticos são equipamentos importantes nesse tipo de rede de gases, pois fornecem um suprimento contínuo de gás de duas baterias de cilindros, mudando automaticamente para o lado reserva quando o gás do cilindro estiver por acabar. A UltraAir trabalha com centrais para todos os gases medicinais utilizados:
oxigênio, óxido nitroso, nitrogênio, dióxido de carbono e ar comprimido medicinal. Ainda é possível verificar os demais gases com que trabalhamos e consultar gases especiais. Os coletores compreendem um painel de comutação automática com monitoramento de alarme e status (opcional), um conjunto de válvula de isolamento e alívio, válvula antirretorno. 

Cada lado das centrais de gases medicinais deve ser totalmente isolado por meio de uma válvula esfera de fluxo para trocar o regulador sem interromper o fornecimento. A entrada do regulador do primeiro estágio deve ser protegida do material particulado por um filtro de bronze sinterizado. As pressões do cilindro e a pressão da tubulação são monitoradas por sensores de pressão no painel de controle digital e podem ser visualizadas remotamente no painel de alarme principal ou no computador central (sistema automatizado). 

Deve haver um sistema à prova de falhas no caso de falta de energia, para que as válvulas motorizadas se abram e haja continuidade total da pressão de alimentação e vazão. Após a restauração da energia, a unidade retornará ao banco original de cilindros que está sendo usado. Deve-se conhecer os requisitos para a instalação de sistemas centralizados de suprimento de gases medicinais, como o oxigênio medicinal 99, o oxigênio medicinal 93, o dióxido de carbono medicinal, o óxido nitroso medicinal, o ar comprimido medicinal e o ar sintético medicinal; de gases para dispositivos médicos, como
nitrogênio e argônio,; e de produção de vácuo para uso em serviços de saúde.

Essas e outras orientações e normas devem ser seguidas para a segurança na instalação e manutenção de rede de gases medicinais. Desde o projeto, estruturação e estudo do local, passando pela montagem e instalação de todos os equipamentos ligados à rede deixando-a pronta para a utilização, você conta com os produtos e serviços da UltraAir Gases. Para saber mais sobre o serviço de rede de gases ou solicitar um orçamento,
clique aqui


Fonte: Revista Adnormas



Solicite um orçamento.
Compromisso de qualidade UltraAir.
A UltraAir trabalha com a linha completa de gases, equipamentos, serviços e suporte técnico que a sua empresa precisa para trabalhar sem parar.
Saiba Mais
Trabalhe Conosco
Acesso Rápido
Concentradores
Gases
Equipamentos
Rede de Gases
Locações
Nossa Empresa
Blog


Rua Rodrigues Alves, 39 - Bairro Genuínio Sampaio
Campo Bom/RS - CEP: 93700-000
(51) 3134.3111