Ligue 51 3134.3111
Segurança no processo de solda e corte
Compartilhe:
Na soldagem o gás normalmente utilizado é o acetileno. O segundo elemento é o comburente. No processo de solda e corte, o comburente mais utilizado é o oxigênio. Presente na atmosfera, este gás pode ser fornecido no estado puro em cilindros. Para iniciar uma combustão é necessária uma fonte de ignição. Na soldagem deve ser utilizado um acendedor específico para este fim. Para a extinção de uma chama, deve-se eliminar o fluxo de gás combustível. Como o ar atmosférico é composto por 21% de oxigênio, a interrupção do comburente não extinguirá a chama.
Os gases utilizados, no processo de solda e corte, são acondicionados em alta pressão em cilindros especialmente desenvolvidos para este fim. Em um cilindro de oxigênio por exemplo, a pressão interna aplicada em cada centímetro quadrado de sua superfície equivale a uma força exercida por um peso de 200 kg. Esta pressão é 200 vezes superior à pressão atmosférica. Alguns manômetros apresentam suas escalas em libras força por polegada quadrada (PSI). Nesta unidade a pressão de um cilindro cheio de oxigênio, seria de aproximadamente 2.800 libras. O acetileno é fornecido em cilindros produzidos pela reação entre água e carbonato de cálcio, conhecida como carbureto. O acetileno é uma substância gasosa composta por carbono e hidrogênio. Quando queimado na presença do oxigênio, produz chama de temperatura mais alta do que qualquer outro gás de uso comercial. Atualmente outros gases combustíveis estão sendo utilizados no processo de solda e corte. 
As atividades relacionadas aos processos de soldagem apresentam muitos riscos para os soldadores. Eles estão constantemente expostos a eletricidade, queimaduras, radiações ionizantes e partículas tóxicas (fumos de solda), que podem ser muito nocivas à saúde. Por isso é imprescindível que todo soldador tenha total ciência dos perigos que a soldagem incorreta pode proporcionar, além de conhecer todos os equipamentos de proteção necessários. 

Alguns equipamentos usados em soldagem oferecem os riscos ocupacionais associados, como excesso de radiação, choques elétricos, excesso de ruídos e principalmente a exposição à gases e fumos. Os cilindros de gás comprimido diferem amplamente em capacidade, design e código de cores. Na maioria dos países, entretanto, o tamanho padrão desses cilindros é de 6 a 7 m³ e são pintados de preto para oxigênio e marrom para acetileno.
A parte superior esférica de um cilindro é deixada sem pintura para carimbar os dados da placa de identificação, que geralmente incluem o símbolo do fabricante, número de série do cilindro, peso vazio (chamado de peso da tara), data de fabricação, data para a próxima inspeção, pressão operacional e de teste, capacidade e carimbo do inspetor de qualidade. 
Para garantir a segurança da sua equipe na soldagem, conte com fornecedores confiáveis. A UltraAir está à disposição para atender sua demanda de gases industriais com comprometimento e qualidade.

Fonte: Revista Digital AdNormas



Solicite um orçamento.
Compromisso de qualidade UltraAir.
A UltraAir trabalha com a linha completa de gases, equipamentos, serviços e suporte técnico que a sua empresa precisa para trabalhar sem parar.
Saiba Mais
Trabalhe Conosco
Acesso Rápido
Concentradores
Gases
Equipamentos
Rede de Gases
Locações
Nossa Empresa
Blog


Rua Rodrigues Alves, 39 - Bairro Genuínio Sampaio
Campo Bom/RS - CEP: 93700-000
(51) 3134.3111